Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Falar bonito!

Olá a todos! (Não respondam,pf)

Na maioria dos posts que aqui escrevo, tenho por hábito criticar e dizer o que não gosto ou o que me irrita mas hoje como estou bem-disposto, vou escrever sobre uma coisa que me dá muito prazer, quer em falar como em ouvir, que é "falar caro"...Pra quem não sabe o que é "falar caro", isto reside em falar como se estivessemos com uma enciclopédia na mão e dizermos, num contexto qualquer enúmeras palavras consideradas dificeis (quando digo dificil, é mesmo fodid* de perceber) .
Por ex: Quando queremos parecer muito cultos á frente de alguém que pode (ou não) ficar impressionado com o nosso conhecimento podemos dizer o seguinte:

"A racionalidade dos princípios axiológico-normativos que remetem a uma alusão donomologicamente inucleada e circunstancialmente controvertida são constitutivos da Ordem jurídica e da sua realização orgânico-processual que distingue quer a auto-reflexividade organizatória juridicamente intencional relativamente ao processo intersubjectivamente exteriorizado, quer o fenómeno sociológico-teorético eticamente subordinado ao processo normativo-dogmático! "

(Não me perguntem o quis dizer com isto...Não porque não saiba o que quer dizer mas porque não me apetece estar a servir de explicador particular.)
E eu até gosto de ouvir as pessoas a falar desta maneira, se bem que por vezes não é possível falar assim em todas as situações. Senão imaginem, um comentador de futebol a relatar um jogo, com este tipo de linguagem:

"- E encontra-se agora posicionado, o guarda-redes, numa àrea restrita ao poder de jogar a bola com os seus membros superiores, por apenas este intervieniente, passa a bola para o defesa da equipa com a camisola nº5, este transporta o esférico para o ataque, ultrapassa a divisória do terreno de jogo..."
Era praticamente impossível!
Ou por exemplo, cantar aquelas canções de embalar que se cantam aos míudos para eles adormecerem, se bem que para que isso aconteça basta ler um dos posts que está n`O Gang do Baton que o efeito seria o mesmo, mas continuando... uma das canções poderia ser o "Atirei o pau ao gato!"
E seria mais ou menos assim:
" Arremessei o projectil ao felinono,
porém o felinono não veio a falecercercer,
progenitora Franciscaca ficou estupecfactata,
com o som, com o som emitido pelo animal!
Omonotopeia referente aos felinos!"
E, na minha opinião, o míudo em vez de adormecer, desmaiava!
PS: Descobri que tenho o poder de mandar nas pessoas que leram este post. E porquê? Porque ninguém respondeu ao "Olá a todos" no inicio do post . : )
By Nunolee

4 comentários:

nana dadisso disse...

Ola para ti tambem

Nuno disse...

Boa! Depois de escrever um post com cerca de 374 palavras, tudo o que tens pra comentar é a m*rda de um "olá" ?
Ta td...

nana dadisso disse...

e da graças... um ola meu vale mais que 1000 palavras... mas andas mesmo de mau humor... isso e o periodo? loool
ah... e o meu comentario teve apenas o objectivo de contrariar o teu PS...

Nuno disse...

mau humor??? Periodo? Devo andar a ser alvo de uma macumba kk por parte de algum elemento do "gang do baton"