Olá. Daqui Nunolee
Ando desconfiado que há 2 coisas que só os portugueses fazem: esfregar as mãos e meter conversa só para entreter.
Não há conversa de circunstância que não começe com um belo esfregar de mãos. E a desculpa é sempre a mesma:
-[Bate com as mãos e esfrega-as] Então, está frio, não é?
Na industria hoteleira também já adquiriram este pequeno hábito. Não há nenhum empregado de mesa que ao atender um cliente , que não esfrege as mãos e diga:
-Então, já escolheu?
O esfregar mais famoso é o do Jorge Gabriel. Quando ele apresentava o " Quem quer ser milionário" a cada 2 perguntas, lá estava ele a esfregar as mãos...
-É a para seleccionar a resposta C ?!
O Fernando Mendes já tentou bater este recorde, no "Preço Certo" mas dá-me a impressão que ele não conseguiu unir os braços.
Outro hábito que os portugueses (homens) também têm, é esfregar as partes baixas...E isto deve ser uma das coisas que o Capitão Gancho tem mais saudades.
Quanto á conversa para entreter, os portugueses também o fazem muito bem. Dois portugueses, mesmo que não se conheçam, conseguem estar 10 minutos seguidos á conversa sem dizer nada um ao outro.
-É a vida, amigo!
-Pois. Cá se vai andando!
-Não está fácil.
-Mas, há quem esteja pior.
E depois vem uma parte que aprecio muito que é falar sobre o tempo.
-Cá para mim ainda chove hoje!
-Pois! Eles disseram que sim.
-Oh, mas eles nunca acertam.
...( acham que ia estar aqui a escrever os 10 minutos..."por amor de Deus")
O Portugues não se preocupa com mais nada. Podem aumentar a gasolina, subir os impostos...o portugues preocupa-se apenas com o tempo!
Ainda por cima quem quer saber como está o tempo, são pessoas que não fazem nada da vida. Passam o dia todo no café mas estão preocupados se chove ou não...
Em Israel na maior parte das paragens de autocarro há enúmeras bombas, mas se fosse cá, ninguem queria saber das bombas para nada.
-Então, tudo bem?
-Está tudo "em ordem"
-Ah, isso aí não será uma bomba?
-É capaz de ser. Mas acha que vai chover ou eles enganaram-se?É que uma pessoa nem sabe o que é que há-de vestir...
Outra coisa que me incomoda é o facto de encontrarmos uma pessoa que não vemos á muitos anos...Porque essas pessoas começam sempre com aquela conversa:
-Eh lá, estás tão grande! Andas a comer adubo?
E nós não podemos responder que sim porque senão a outra pessoa pensa que nós estamos a gozar com ela e se respondermos que não ficamos submetidos a uma conclusão parva.
Mas ela continua:
-E as notas? Já tens namorada? Os teus pais?
E continua a fazer perguntas de forma repetida e não nos deixa responder...Tudo isto enquanto nos aperta as bochechas ou mexe no nosso cabelo ou passa a mão nas nossas costas como se estivesse a tocar em algo completamente irreal. É nestes casos que uma pessoa começa a ficar vermelho e envergonhado e porque as pessoas que nos rodeiam ficam, também elas com caras de parvas, a olhar para nós! E isto enerva-me...
Caso este seja o meu último post até dia 25, um Bom Natal !
5 comentários:
Este foi dos teus melhores posts... acho que esta muito bom mesmo... tambem é bonito as vezes fazer um elogio..;) Peace*
Obrigado...
:)
Os tais 10 minutos de conversa vaga que te referiste, julgo eu que se trata apenas dos célebres "desbloqueadores de conversa"... Que são usados quando duas pessoas se encontram retidas num silencio incómodo para assim iniciar uma conversa, fazendo perguntas vagas, ou comentários óbvios em relação ao estado do tempo.
Talvez já tenhas reparado também que as pessoas foram, ao longo do tempo, misturando os "desbloqueadores de conversa" com os cumprimentos do dia-a-dia... Assim, nos dias de hoje, as pessoas cumprimentam-se como se fossem iniciar uma conversa, com o tal "tudo bem?" (pergunta vaga)
É parvo, mas se até palavras novas o povo cria, por que não criar também costumes?
E sim, falar do tempo é o mais comum desbloqueador de conversa complexo. xD
Grande post pah :D
ja li esse comentario em algum lado nadologista...lool
ya é parecido.. como também se adequava mais ou menos a este post, decidi por yy :D
Enviar um comentário